Páginas

7 de abril de 2013

Apresentação

                                        Olá a todos!

John William Waterhouse:
 Circe Invidiosa - 1892
Este blog foi criado para a disciplina Diplomática e Tipologia Documental do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB). O nome Odisseia foi inspiração na épica poesia¹ grega dos contos de Homero (Ilíada e Odisseia), nascidos há anos antes de Cristo, na civilização grega.
Estes contos foram um marco, pois inicia-se a partir deles o registro da informação histórica, sendo o primeiro do ocidente. Com Heródoto, a História se firma como ciência, propondo-se ser um testemunho ocular² da verdade. E tudo isto, nos remete a uma noção da própria Arquivística.
Odisseia é também um desbravar (de Odisseu), o que esperamos da disciplina. Acontecimentos que nos permitam navegar entre reflexões e consequente amadurecimento, para uma melhor atuação profissional em nossa área.

Neste grupo estão presentes os ilustres alunos:
  • Lauriene Cammarota
  • Luís Henrique Gonçalves
  • Patrick Lelis
  • Priscilla Fava

Ao longo da disciplina e com um melhor direcionamento pelo professor, aprofundaremos mais especificamente a proposta do blog. Saudações!

Notas:
¹ Poesia: Nesta época grega, poesia era o nome dado às epópeias, ou seja, as narrativas que descreviam os feitos heróicos dos guerreiros.
² Testemunho ocular: O que foi visto e comprovado com os próprios olhos, dando o crédito de real e não mitológico aos acontecimentos narrados.

Nenhum comentário: