1. Veja a Marca-d'Água. Segure a cédula contra a luz, olhando pela frente da nota (lado que contém a efígie), e observe na área clara as figuras que representam os animais, em tons que variam do claro ao escuro:
Observe que a imagem que aparece na marca-d'água é diferente para cada cédula:
2. Descubra o Número Escondido.
Com a frente da nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um local com bastante luz, você vê aparecer o número indicativo do valor dentro do retângulo no lado direito da nota.
Ao movimentar a nota, você vê, nessa faixa à esquerda da frente da cédula, os seguintes efeitos:
- Na nota de 50 reais da Segunda Família, o número 50 e a palavra REAIS se alternam, a figura da onça fica colorida, e na folha aparecem diversas cores em movimento.
- Na nota de 100 reais da Segunda Família, o número 100 e a palavra REAIS se alternam, a figura da garoupa fica colorida, e no coral aparecem diversas cores em movimento.
Movimente a nota e descubra que o número indicado muda do azul para o verde. Uma faixa brilhante parece rolar pelo número
5. Sinta o Alto-Relevo. Pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da nota da Segunda Família. Na frente:
| |
6. Sempre que possível, compare a cédula suspeita com outra que se tenha certeza de ser verdadeira. Nota: essas informações auxiliam a identificar a nova família de cédula de reais, mas o Banco Central também disponibiliza informações para identificar cédulas da família anterior, optei por essa segunda família por se tratar de um trabalho mais bem elaborado e maior quantidade de ítens que comprovem a autenticidade. Fonte: http://www.bcb.gov.br/?MECIRCEDFAMDOISSEG |
Nenhum comentário:
Postar um comentário