Páginas

18 de julho de 2013

Roteiro da Oficina


A proposta do grupo é demonstrar o fluxo documental que autentica a Lei Áurea, apresentando a documentação e o contexto histórico envolvido. Também abordaremos sua Veracidade.

  1. O que é a Lei Áurea? Primeiramente o grupo pretende dar um embasamento histórico da Lei e outras que a precederam, até que a abolição da escravidão fosse, em termos legislativos, completa.
  2. Autenticidade: como se aplica. O grupo irá discutir as questões da autenticidade da Lei através de seus trâmites e fluxo documental, até chegar ao ponto em que esta é publicada no Diário Oficial e torna-se vigente.
  3. Veracidade: o que é veracidade? Com a proposta de encerrar de vez as confusões entre autenticidade e veracidade iremos mais uma vez abordar este tema, explicando primeiramente o que é a veracidade, e depois como ela se aplica a Lei Áurea.
  4. Notícias: estaremos mostrando notícias de questões sobre escravidão e a existência ainda nos dias atuais. Assim como notícias que afirmam que alguns documentos do século XIX e XX foram destruídos apagando parte da história do país.
  5. Por fim a oficina fala sobre a questão da importância de autenticidade e veracidade, assim como do arquivista para garantir isso.

Nenhum comentário: